quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Mimimizando

Envolver-se facilmente com os problemas alheios é às vezes pior do que ser dona dos próprios.
Nunca gostei de ver ninguém sofrer. Mais que isso, me incomoda ver alguém infeliz.
Muitas vezes eu deixei de buscar a minha felicidade pra tentar achar solução para o problema dos outros. Mesmo sem saber como ajudar, eu tinha pelo menos boa vontade em ouvir.
Embora conhecido como generosidade, isso foi me fazendo mal.
Ver que muitos não reconheciam a ajuda que eu oferecia foi me desmotivando nesse sentindo.

Hoje procuro primeiro atender as minhas necessidades depois tentar ajudar o próximo.
Até porque muitos hoje inventam problemas.
Fazem drama, despencam lamentações, alguns até clamam por socorro e quando você se propõe a ajudar, recusam! (morram)
Precisa de atenção o tempo todo para assim enaltecer o seu ego. Pessoas sem nenhuma auto-estima, que não sabem o porquê de não ser aceito, quando não se aceitam e não se gostam. Como ser agradável se não agrada nem a si mesmo?
Complicam as coisas num tanto e ainda causam sensação de impotência a quem se disponibilizou a ajudar.

Carências todos nós temos, mas esse mimimi excessivo cansa! Reclamar demais sem buscar alternativas não faz o menor sentido. O melhor a fazer nesses casos, é deixar a pessoa a sós com o seu próprio eu. Ela não deve estar se gostando e ter que suportar-se será o melhor castigo!
Não me isento de culpa, às vezes me pego assim também, despencando minhas lamentações e aporrinhando os outros. Sinto que às vezes só minha companhia não é suficiente, embora goste de mim.
Mas quando isso é de fato um problema logo se percebe né? Ofereça ajuda, um ombro pra chorar ou um convite pra sorrir. Recusar deixará claro que a cobrança por atenção era só pra se fazer de vítima e desperdiçar o tempo dos outros.Se me verem fazendo isso, me avisem por favor e me indiquem terapias.
Claro que em alguns momentos, estamos somente precisando aliviar a alma. É irresistível desabafar! Mas é preciso ter bom senso pra não pecar e acabar com a paciência de quem te ouve ou te lê.
O modo mais fácil de não ser inconveniente é questionar a si mesmo sobre o seu problema. Existe realmente um problema ou o problema é você? (fica a dica)

Nenhum comentário:

Postar um comentário